Correr para relaxar

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Por Marina Vasconcellos (psicóloga pela PUC e terapeuta de casais pela Unifesp)

Sou uma grande adepta da corrida de rua e testemunha de seus benefícios. Comecei a frequentar o parque e corria sem grandes metas, apenas para estar comigo mesma e pensar na vida em um ambiente gostoso, respirando ar puro, ouvindo os pássaros, apreciando a natureza e tomando um pouco de sol.

Com o tempo fui me aperfeiçoando e sentindo os resultados no corpo e na mente: era um momento só meu, em que descarregava as tensões e via os problemas ficarem mais fáceis de serem solucionados. Enquanto eu corria, visualizava soluções e novas ideias, meu corpo se definia e minha autoestima aumentava. Eu saía do parque sentindo aquele cansaço bom de “missão cumprida” e feliz!

Nós, mulheres, enfrentamos uma pressão – se não direta, ao menos velada – da sociedade para termos um corpo próximo do que é definido como ideal. E temos a tendência a buscar a excelência em todos os papéis que exercemos: mulher e amante disposta e bem cuidada (em todos os sentidos, o que envolve exercícios físicos, cuidados com cabelo, unha, depilação etc.), mãe e filha presente e carinhosa, dona de casa e administradora do lar primorosa, profissional atualizada e competente, amiga querida. Como é quase impossível dar conta de tudo, ficamos ansiosas por não correspondermos às expectativas, nossas ou as dos outros.

E a ansiedade – que é um sentimento de insegurança, medo ou nervosismo – pode crescer a ponto de causar crises de pânico e vir acompanhada de depressão, psicoses, neuroses, doenças cardiovasculares ou até respiratórias. Você pode estar se perguntando: como a corrida entra nessa história? Ela pode ser um excelente aliado para superar o problema!

Ao fazer parte de uma equipe de corrida, além de ter uma planilha personalizada, você pode fazer novas amizades e treinar acompanhada, o que é excelente, já que a solidão intensifica os medos e as inseguranças da pessoa ansiosa. Participar de provas de rua na sua cidade ou fora dela também é uma ótima experiência: nesses eventos sentimos uma energia enorme de milhares de pessoas que estão ali fazendo o mesmo que nós, cuidando da saúde e acordando cedo por algo que gostam e lhes faz bem.

E há também os benefícios da corrida para o corpo: além de demandar um gasto calórico grande, acelerando o metabolismo – o que facilita o emagrecimento –, ela movimenta todos os membros inferiores (glúteos, panturrilhas e quadríceps, que as mulheres tanto lutam para definir nas academias), reduz o colesterol, fortalece o miocárdio, controla a hipertensão cardíaca, melhora a circulação sanguínea, além de desenvolver a capacidade respiratória. Mais bonita e disposta, a mulher vê a autoestima e a libido crescerem. E tanto correr como fazer sexo liberam endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, tendo relação direta com o estado de humor e o alívio das tensões. Então o que você está esperando para sair correndo por aí?

 

 

Fonte: Portal Runners World ( http://runnersworld.com.br/correr-para-relaxar/)

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